Turma iniciando em Dez/18.

Na Formação de Terapeutas, o aluno é capacitado a realizar um amplo conjunto de técnicas e procedimentos individuais e em grupo de proposições de cura, recebendo o direito de exercer o Método Aletheia profissionalmente.

Aletheia é um processo terapêutico que tem como base a prática espiritual no aprofundamento da relação com a natureza humana. Desenvolvemos a consciência num mergulho nas nossas qualidades, conhecendo as próprias necessidades individuais que precisam ser alimentadas e desenvolvendo as capacidades no engajamento honesto e responsável com as relações.

Através do compromisso com o nosso corpo, nossa sensibilidade, nossas relações e o tempo atual, fortalecemos nossa presença e pertencimento ao mundo. Acordamos a nossa alma! Muitas vezes entorpecida por nossa relação violenta com a intimidade e esquecida em nossa constante ocupação com a mente e no autoenvolvimento da identidade.

A integração de nossos conteúdos internos nos leva ao crescimento e ao conhecimento de nossa própria natureza em sua expressão íntima e também coletiva. Trabalhamos no desenvolvimento de uma ética de reciprocidade que respeita a individualidade, fortalecendo nosso poder de escolha e integrando a nossa própria história, pois este caminho que a vida fez até este momento é muito importante no sentido de dar peso à nossa presença. Todos nós temos o desafio de reconhecer o sagrado na beleza de como nos disponibilizamos.

Desenvolvemos uma inteligência sensível através de movimentos do corpo que integram os conteúdos psíquicos. O método tem seu fundamento na Fenomenologia. São processos de campo que criam encontros curativos. Toda pessoa que pratica estabelece uma profunda relativização de sua identidade, da forma como se relaciona consigo mesma, com a sua própria história e com o mundo. Essa relativização é uma grande porta de transformação. O Método Aletheia não trabalha na exacerbação do controle, mas sim no desenvolvimento da entrega à própria sensibilidade.

Nosso compromisso é a cura e o desenvolvimento através do aprimoramento do cuidado. O cuidado é uma capacidade central da condição humana. Cuidado de um consigo mesmo e de um com o outro. Temos dentro de nós a sabedoria capaz de diariamente nos organizar de forma equilibrada. Nossa prática desperta a alma que, através da sensibilidade, dá indícios palpáveis de sua presença e qualidade em nós. Todas as nossas emoções são bem-vindas quando as assumimos enquanto faces de nossa própria alma no compromisso do cuidado.

O Método Aletheia desenvolve curadores, acorda essa capacidade de todo ser humano. Ser curador significa estar engajado e comprometido na expressão honesta de si e responsável frente à vida.

Aletheia é um caminho de integração, uma prática espiritual, uma forma de viver conciliada com a natureza.

Esta Formação capacita o aluno nos procedimentos curativos e de desenvolvimento do método, familiarizando-o com o conteúdo teórico-metodológico relacionado com a estruturação da psique e possibilitando o caminho de se tornar um curador, desenvolvendo nele a capacidade de relacionar os conhecimentos aprendidos no curso com aspectos da sua própria história e natureza humana.

Público Alvo: terapeutas, psicólogos, estudiosos da psique e professores.

Mensalidade: 630 reais.

Duração da Formação: aproximadamente 2 anos.

Locais: Botafogo, Catete e Araras/Petrópolis-RJ.

 

ESTRUTURA DA FORMAÇÃO

 

Temas de estudo e prática da Formação no Método Aletheia

 O processo de formação no método é dividido em duas fases, uma de contato e uma de compromisso, pois para ter acesso a ensinamentos de maior profundidade e maior aproveitamento é necessário um certo nível de consolidação da prática dos movimentos do corpo e articulação da atenção para além da mera perspectiva imediatista de interesse e benefício próprio.

 

Fase de contato

As três perspectivas de consciência: Fundamento, Transcendência e Relação

A sombra e a projeção psíquica

O caminho de consciência pela Roda de Cura: a honestidade, a autenticidade

Os compromissos da capacidade de determinação: em termos de significado da expressão, da escolha e do desejo individual

Diferenciação parental e amadurecimento emocional

O corpo, o Ego, a psique, a alma na perspectiva do método

O processo de integração psíquica e de diferenciação

Fluxos de vitalidade do corpo

O medo e o discurso do medo

O cuidado e não exclusão

O papel da obediência a si na escolha e no senso de liberdade

As somatizações emocionais

Diferenças entre consciência e conhecimento

O papel da entrega na saúde

O esvaziamento e a morte como articuladores da renovação

O papel do instinto e o caminho de abertura do coração

A centralidade da relação viva e a realidade periférica do Ego

 

Fase de compromisso

O caminho de consciência pela Roda de Cura: A reverência e o serviço

Os compromissos da capacidade de participação: em termos de significação do sentido de vida e do propósito relacional

O espírito humano na perspectiva do método

O exercício de semelhança

A criação

A postura do terapeuta

Ancestralidade e os condicionamentos sistêmicos familiares

Anatomia psíquica na perspectiva do método

Sobrevivência afetiva, narrativas subjetivas e alienação

A necessidade do propósito

O inconsciente pessoal e o inconsciente coletivo

 

Estrutura do Curso:

Encontros de imersão: encontros de fim de semana focados em propostas de aprofundamento no próprio processo individual e relacional através da Roda de Cura e de outros exercícios fenomenológicos e, também, no desenvolvimento da atenção e da disponibilidade ao outro. Ao longo do curso ocorrerão oito encontros vivenciais distribuídos pelo tempo de duração da formação. Alguns encontros poderão acontecer em Araras e outros no Rio de Janeiro. Os lugares serão informados com antecedência.

Roda de Aletheia (duas vezes ao mês): nestes encontros o praticante será conduzido no caminho de consciência proposto pelo método Aletheia, sendo recebido por um terapeuta formado no método e tendo seu processo individual acompanhado e supervisionado pelo Mauro.

Roda de Aletheia com Mauro Buhler (8 encontros em datas agendadas): encontro focado em práticas e ensinamentos, onde o praticante é estimulado a desenvolver tanto o campo de determinação quanto o campo de participação, sendo provocado a se aprofundar em seu próprio processo e na prática do método.

Roda de Aletheia – reunião de todos os praticantes (1 ou 2 terças-feiras ao mês, dependendo do período): estes encontros constituem o ponto de encontro de todos os alunos da Escola e permitem uma grande relativização dos estados internos, geração de maiores permissões para a vitalidade e oportunidade de prática de aprofundamento e relação com o método. Nestes encontros, por vezes, Mauro ministra aulas sobre a psique, estimula os processos individuais e apresenta propostas de exercícios.

Grupo de Estudos após a reunião de todos os praticantes (1 ou 2 terças-feiras ao mês, dependendo do período): este grupo de estudos tem como objetivo aprofundar temas de cura e de consciência, baseados em casos reais presenciados no decorrer da prática.

 

Atividades da Escola que os alunos poderão participar:

 

Meditações Aletheia (1 terça-feira ao mês): Estes encontros mensais permitem a prática e o fortalecimento da perspectiva de relação.

Prática Aletheia aberta ao público (toda terça-feira): Todos os alunos são convidados a estagiar e praticar nesse espaço e, após cumprir a carga horária obrigatória, podem se candidatar a atender ao público em geral, tornando-se um curador Aletheia. É uma excelente oportunidade de aprofundamento no campo do serviço e desenvolvimento da prática terapêutica.

Estágio: Os alunos poderão ser convidados a realizar acompanhamentos terapêuticos individualizados e em roda, como terapeuta em formação no método, atendendo pessoas dentro da Escola, sob supervisão e direcionamento do Mauro.

Público Alvo: psicoterapeutas, terapeutas corporais, psicólogos, médicos, estudiosos da psique, pessoas interessadas no processo criativo, em autoconhecimento e cura, que buscam amadurecimento, aprofundamento de consciência e conhecimento da estrutura psíquica humana.

Duração total da Formação: aproximadamente 2 anos.

Equipe:

Mauro Buhler – Professor, Terapeuta e Criador do Método Aletheia.

Marcelo Matos – Doutor em Geografia Humana, professor e terapeuta do Método Aletheia.

Claudio Silva – Mestre em Engenharia da Computação, professor e terapeuta do Método Aletheia.

Fernanda Vanni – Psicóloga, professora e terapeuta do Método Aletheia.

 

ESTRUTURA DA RODA DE CURA

Sul: O Eu. A honestidade. Representa o nascimento do eu legítimo, que brota do mundo instintivo. Nesta direção, é valorizado todo o mecanismo de distinção, que vai constituir o lugar de direito do indivíduo, sem o mecanismo de se igualar por imagens paradigmáticas do mundo.

 

Oeste: O Tu. A autenticidade. Representa o mergulho na própria interioridade, a relação do consciente com o inconsciente e, também, o convite para a relação com o outro a partir desse mergulho interno. Esse outro pode ser tanto outra pessoa como outro vir a ser do próprio eu.

 

Norte: O Nós. A reverência. Representa a relação com a família, o senso de participação em relações mais amplas – uma grande envergadura de relação com a vida, que inclui a reverência à ancestralidade.

 

Leste: O Vós. O serviço. Representa o sentido, o sonhar, o desejo. Nesta direção, é valorizada a consciência de que a vida de um indivíduo é construída a partir de um ato de coragem, de uma boa relação com o medo.

 

CRONOGRAMA ATÉ JULHO DE 2019 

Data

Encontro

01 e 02/12/2018 Encontro de imersão
06/12/2018 Roda de Aletheia com Mauro Bühler
30 e 31/03/2019 Encontro de imersão
04/04/2019 Roda de Aletheia com Mauro Bühler
06 e 07/07/2019 Encontro de imersão
11/07/2019 Roda de Aletheia com Mauro Bühler

*Neste cronograma estão somente as atividades obrigatórias que compõem o curso. Cabe ressaltar que este somente será validado quando o número mínimo de inscrições for alcançado. Todo o cronograma é sujeito a alterações.

 


Inscrições e informações: (21) 99803-9696 /  contato@circuloaletheia.com

Acompanhe nossas redes sociais: