Não confunda consciência com conhecimento

A consciência é um delinear de presença
Representa o engajamento do Ego com a sua interioridade, desenvolvendo a capacidade de fazer escolhas sempre a partir de um lugar mais profundo – um lugar de maior representatividade da própria alma. Na Prática Aletheia, percebemos consciência como um lugar de afeto, de habitação.

É fácil confundir a busca de consciência com a busca de conhecimento, pois somos educados a valorizar o conhecimento como principal meio de acesso e acionamento da realidade, por representar um ponto de encontro comum e um mecanismo seguro. A busca por informações e o entendimento, com certeza, auxiliam a nossa vida. Porém, para a realização do processo de desenvolvimento pessoal, o conhecimento é bem-vindo como fruto de uma rica experiência própria. Ele será produzido por você.

Buscamos no Aletheia o conhecimento de si, desenvolvendo a relação do ego com a própria alma de forma que ela se torne uma amiga e professora. O que nos empenhamos em entender aqui são as tensões que compõem a nossa interioridade. Partilhamos de uma humanidade comum, mas por sermos distintos, representamos relações únicas que não podem ser formuladas ou replicadas sem representar uma violência. Buscamos uma expressão livre da alma sem a necessidade de regular uma nova adaptação, esta se dá naturalmente nos desafios e nas escolhas de cada um nas próprias relações. Você se conhecerá através da prática, e isto requer tempo. Consciência é, principalmente, para nós, a capacidade de agir em acordo com o que se aprende.

A consciência, portanto, é sempre um elo da interioridade com o mundo externo, no sentido de compor uma habitação, uma morada. E essa relação original, quando harmônica, convida a saúde e significa realização. A prática Aletheia visa restabelecer o equilíbrio deste movimento de expressão e criação da própria vida em acordo com uma medida que brota da relação com o espírito.

Consciência é um delinear de presença, diferente para cada pessoa.
Mauro Bühler

Círculo Aletheia

Aletheia é uma prática espiritual, não fundamentada em nenhum dogma religioso, que tem como foco o desenvolvimento de uma inteligência sensível, uma capacidade que nos alinha às necessidades de nosso corpo e alma e que nos auxilia a realizar escolhas mais autênticas e representativas da nossa interioridade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *